quarta-feira, 24 de junho de 2009

Matando para libertar “Teresa”

Claudiana Soerensen, Mestre em Estudos Literários pela UFPR, Especialista em História do Brasil, Graduada em História e em Letras.


José Rubem Fonseca nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1925. Antes de ser consagrado um dos principais escritores do país pela crítica e pelo público, ganhando diversos prêmios nacionais e internacionais, Rubem Fonseca foi comissário de polícia. É provável que dessa experiência venha um vasto catálogo de casos e personagens do submundo do crime, mas se fossem meros relatos da violência urbana, não seria literatura e sim boletim de ocorrência, ou nota policial jornalística. O fato de conseguir enxergar as tragédias humanas, dando a elas uma densidade única, diz respeito à sensibilidade e à arte construtiva das palavras e da imaginação fonsequiana.

Sua escrita agressiva se caracteriza pela utilização de frases curtas, cortes abruptos e diálogos ríspidos, e algumas particularidades repugnantes, como a escatologia, por exemplo. Com preciso domínio sobre o ofício, o escritor é capaz de criar as situações mais inesperadas, fazendo parecer que nada de extraordinário esteja acontecendo. É assim o enredo do conto “Teresa”.

Dividido em 27 narrativas breves, o livro “Ela e outras mulheres”, lançado em 2006 pela editora Companhia das Letras, apresenta todos os elementos da ficção fonsequiana que tanto atraem os leitores brasileiros, sobretudo os mais jovens. Batizados com nomes de mulheres e seguindo a ordem do nosso alfabeto, os contos estão permeados de violência, sexo, desejo, ambição, pobreza, discórdia, miséria e luxo.

Os títulos dos 27 contos são nomes próprios femininos, em ordem alfabética, de “Alice” a “Zezé” e enfocam a violência urbana em narrativas curtas e rápidas. Uma característica significativa é a falta de aspas e travessões nos diálogos. Fonseca não distingue as falas dos personagens, detalhe que se por um lado exige mais atenção do leitor.

Inicialmente o conto “Teresa” aponta para uma possível falta de caráter da personagem feminina. A idoneidade de dona Teresa é colocada sob suspeita pelos dois filhos do doutor Gumercindo. Querendo o apartamento ocupado pelo pai e sua segunda esposa, os filhos assim expressam ao falar da situação: “Um apartamento desse tamanho e só moram lá o velho e aquela vigarista, disse um deles. A filha-da-puta só quer o dinheiro do velho, respondeu o outro, mas ele não morre, noventa anos e não morre, ele deve estar muito decepcionada, já atura o velho há cinco anos.”

Quem narra a história é José, vizinho do casal de anciãos. Após ouvir esse comentário, ele fica mais atento às atitudes de Teresa e observa: “Um dia depois de ouvir a conversa dos filhos no elevador, desci com o doutor Gumercindo e dona Teresa. Sem que percebessem, olhei dona Teresa atentamente. Ela cuidava do doutor Gumercindo com carinho e desvelo, nenhuma outra mulher do prédio tratava o marido daquela maneira.”

José se descreve despachante. Faz viagens para despachar. No retorno de uma das viagens, ele percebe que os dois filhos do doutor ocupam o apartamento, junto com duas mulheres “com caras de putas”, segundo o narrador. Ao perguntar para o porteiro fica sabendo que Gumercindo morreu e que dona Teresa pouco sai de casa. Ele, então, investiga o fato. Barrado pela empregada dos filhos, José não consegue ver dona Teresa. Com astúcia, volta ao apartamento dois dias depois, na folga da empregada e assim consegue adentrar o imóvel: “Um dos grandões entreabriu a porta. Vim visitar dona Teresa, eu disse. Ela não pode receber visitas, ele respondeu, irritado, dá o fora. Começou a fechar a porta, mas não deixei. Abre essa merda, eu disse, encostando a pistola nos cornos dele.”

Tal atitude junto à necessidade de deslocamento para despachar, alerta os leitores de que o “despacho” pode não ser algo relativo a veículo, criando uma tensão. Descobre-se, ao final, que José é um assassino de aluguel, que, aliás, freqüenta outras tramas, mostrando muita habilidade em casos difíceis de “despacho”. No conto “Teresa”, ele será uma espécie de salvador, pois mata os filhos de Gumercindo, liberta dona Teresa amarrada em uma cama de hospital, expulsa as “putas” do apartamento, devolvendo-o à anciã. Ela o agradece com um beijo na mão e diz que ele é um santo. Sozinho, porém, ele se define: “Um santo porra nenhuma. Sou um assassino profissional, mato por dinheiro. Nem sempre.”, e o conto se encerra.

Criticado por boa parte da impressa especializada por insistir em histórias de violência e sexo, Rubem Fonseca parece não se importar muito com tais opiniões. A prosa de autor pode ser vista como uma espécie de espelho que reflete a realidade por meio da literatura. Mais do que dialogar com os leitores sobre temas que incomodam, sua escrita coloca o ser humano no centro de todas as coisas, revelando a complexidade de uma existência quase sempre sem sentido. Exemplo claro desse flerte existencial, que quase sempre aparece velado por diálogos e frase banais, é a atitude libertária do matador profissional Zé, do conto “Teresa”. O enredo é curtinho e vale a pena ser lido na íntegra!

Nenhum comentário: